Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

Esta afecção, embora não seja grave, é muito comum no pé principalmente entre o 3 e 4° dedos (vide imagem abaixo) e causa dor intensa, na maioria dos casos. É mais frequente na mulher, devido ao uso de sapatos de salto alto e bico fino.
O neuroma não é um tumor, mas um espessamento dos nervos que vão para os dedos dos pés, provocado principalmente pelo atrito do nervo contra os ossos e ligamentos, forçado pelo sapato.
Clinicamente, o neuroma de morton produz dor característica no antepé, levando o paciente, em algumas ocasiões, a retirar o sapato e massagear os dedos.

Neuroma de Morton

Sintomas:

  • Dor na região anterior do pé entre os dedos, principalmente o 3 e 4° dedos
  • Sensação de queimação, formigamento ou adormecimento (parestesias)
  • Pode afetar dois ou três dedos.
  • A dor surge durante o dia, principalmente com o uso de sapatos de salto alto e estreito na ponta.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e radiológico realizado mediante avaliação ortopédica e solicitação de ultrassom.

Tratamento

Pode ser conservador ou cirúrgico:

Conservador: no início e sem alterações importantes no exame de ultrassom, pode ser feito com palmilhas, injeção de medicamentos no local e uso de sapatos adequados.

Cirúrgico: realizado quando o tratamento conservador não obtém resultados após meses de tratamento, geralmente o nervo está muito espessado e incapaz de recuperar seu formato original. Nestes casos, o ultrassom mostra bem a lesão e o tratamento será a retirada do neuroma por uma pequena cirurgia. É muito importante que todo o neuroma seja retirado, pois, caso contrário, ele voltará

Orientações:

Em caso de dor e sensação de formigamento entre os dedos, procure uma ortopedista especialista em pé para uma avaliação e tratamentos adequados.