Fasceíte Plantar
A fáscia plantar é uma faixa espessa de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico que se estende desde o osso do calcanhar até os dedos dos pés, recobre a musculatura da planta (sola) do pé (vide imagem abaixo). É uma das responsáveis pela sustentação e estabilidade ao arco plantar.
Esta banda está recoberta por gordura plantar para absorver choques e ajudar a dar formato ao pé.

Causas e fatores de risco
A fasceíte plantar pode ser desencadeada por vários fatores como:
- Sobrepeso ou obesidade
- Encurtamento da fáscia plantar e do tendão calcâneo (Aquiles) por uso de sapatos de salto alto frequente;
- Microtraumatismos gerados por impacto na prática exagerada de exercícios físicos com carga (correr, saltar, ginastas, etc)
- Traumas agudos
- Tipo de pé (plano/chato ou cavo)
- Diminuição da espessura da gordura plantar
- Infeções
Sintomas
A dor é do tipo pontada ou fisgada geralmente mais intensa ao levantar-se da cama pela manhã ou após permanecer muito tempo sentado. Alivia no decorrer do dia.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico realizado mediante avaliação ortopédica.
Exames complementares são úteis, principalmente para os diagnósticos diferenciais. Exames de raios X e ultrassom podem ser realizados para excluir ou confirmar outras condições ortopédicas como o esporão do calcâneo (protuberância óssea abaixo do calcâneo), a metatarsalgia (dor nos ossos na região anterior do pé que se conectam com os dedos/falanges), a tendinite do músculo tibial posterior e microfraturas ósseas.
Tratamento
Pode ser conservador ou cirúrgico:
O tratamento conservador, tem como objetivo aliviar os sintomas e minimizar ou retirar a ação dos fatores de risco. São utilizados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, perda de peso e orientações gerais.
O tratamento cirúrgico é realizado quando o tratamento conservador falha. São utilizadas técnicas cirúrgicas que promovam o alongamento da fáscia plantar ou da musculatura da panturrilha para restaurar a função e promover analgesia.
Orientações:
É necessário promover tratamento adequado para que o paciente tenha melhoria em sua qualidade de vida.
Sendo assim, em caso de dor, alteração no formato e desconforto no pé procure uma ortopedista especialista em pé.